Para serem eficazes, os vendedores devem conhecer todos os detalhes
envolvidos na prática de suas atividades e, acima de tudo, a natureza
dos clientes que irão atender. Atender com a certeza da excelência. Isso
mesmo, excelência em serviços. Esta é a base segura do objetivo de
atender o cliente. Entendendo isso e procedendo da forma correta,
conquistamos sua confiança e chegamos à venda.
Confiança é o elemento mais importante na construção de
relacionamentos de longo prazo entre equipes de venda e clientes, tal
como entre fornecedores e empresas. É simples: se achamos que alguém ou
algo não é bom para nós, simplesmente evitamos.
Muitos vendedores simplesmente se concentram na venda e não tentam
conquistar a confiança de seus clientes, construir relacionamentos ou
simplesmente ter a empatia de realizar negócios a partir do ponto de
vista dos clientes. O interesse sincero em servir é o sentimento que os
verdadeiros Campeões de Venda já descobriram ter.
Além de se importar com o Cliente, o Vendedor Campeão tem Sede de vendas. Ou seja, o sentimento de Sociabilidade, a chama do Entusiasmo, a motivação da Determinação e a habilidade da Empatia.
A Sociabilidade se manifesta pelo “gostar de gente”, pelo prazer de
conhecer novas pessoas, de ter curiosidade e paciência com as suas
diferenças, ao invés de incomodar-se com isso. A verdade é que às vezes
encontramos Vendedores que evitam o diálogo com Clientes, não têm
paciência com Clientes Indecisos ou pior, consideram-nos um detalhe
amargo de suas carreiras. Que incoerência, não é?
A chama do Entusiasmo nos Campeões de Venda manifesta-se pelo prazer
que sente em exercer a profissão que escolheu e não simplesmente aquela
que apareceu como oportunidade. Infelizmente não é difícil encontrar
Vendedores que parecem infelizes e desmotivados – por vezes irritados –
por estarem nesta profissão, naquela empresa e/ou com aquelas pessoas.
A Determinação simplesmente irá separar aqueles que participam,
daqueles que competem. Irá ainda determinar entre os competidores,
aqueles que realmente podem ser vencedores. O Campeão de Vendas não
desiste perante suas dificuldades ou derrotas. Ao contrário: entende que
dificuldades fazem parte do negócio e, por isso, buscam motivação.
Sabem também que só está pronto para ganhar, aquele que entende que pode
perder.
A Empatia vem da habilidade de se colocar na posição de cliente. É
uma evolução do conceito de Foco no Cliente para Foco DO Cliente. Não
significa simplesmente fazer as vontades do Cliente, pois é possível
satisfazê-lo com atenção, honestidade, ética e eficiência. Por vezes, os
Clientes mais difíceis querem simplesmente isso: alguém que os entenda e
que se importe com eles.
Portanto, aquele profissional de vendas ou empresa que pretende
buscar o pleno sucesso deve entender o porquê de atender bem para vender
melhor. Deve construir o sucesso através de relacionamentos baseados na
confiança, mais do que simplesmente buscar lucros em vendas únicas e
inconsistentes.
Os Campeões têm Sede de Vendas, mas matam esta sede com muita
preparação, informação, trabalho contínuo e honesto. Sabem que a
resposta para o “por que atender e vender” está dentro deles mesmos.
Fonte: http://www.friedman.com.br
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