sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Câncer de pele será tratado com Terapia Fotodinâmica no CEME e no hospital-escola


Os pacientes do SUS terão uma nova opção de tratamento para o câncer de pele na rede pública de saúde de São Carlos. É a terapia fotodinâmica, projeto de pesquisa criada e desenvolvida por pesquisadores da USP de São Carlos, e indicada para o tratamento dos carcinomas, o câncer de pele mais comum. A taxa de cura segundo os pesquisadores é superior a 90%. 
A nova terapia será ofertada a 80 pacientes da rede pública referenciados por médicos dermatologistas no Hospital-Escola Municipal “Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci” e no Centro Municipal de Especialidades (CEME) da Vila Isabel pelo período de um ano. 
Como é feito o procedimento - O tratamento do câncer de pele com a nova terapia tem início com a avaliação e indicação médica. Uma pomada (creme com composto pró-droga) é aplicada sobre a pele durante três horas, e exposta a radiação ultravioleta. As lesões provocadas pelo câncer são facilmente identificadas pelo equipamento. Se o diagnóstico é positivo, o tumor é tratado, na sequência, com outra luz ativada por um período de 20 minutos. A interação do medicamento com a luz vermelha de alta potência provoca uma reação fotoquímica. As células cancerígenas morrem. O procedimento não dura mais do que quatro horas, não tem efeitos colaterais, auxilia no diagnóstico médico e o tratamento pode ser visto em tempo real. 
Natália Inada, pesquisadora do grupo de Ótica do Instituto de Física da USP de São Carlos, explica que em comparação com as técnicas convencionais “a terapia fotodinâmica não requer infraestrutura complexa é uma aplicação ambulatorial, sem internação do paciente, nem anestesia e os resultados estéticos são melhores em relação à cirurgia ou quimioterapia porque não há formação de queloide nem cicatriz”. 
Natália explica ainda, que são tratados apenas os câncer de pele não melanoma. O projeto de pesquisa em nível nacional tem financiamento do BNDES e colaboração de empresas como MM Optics de São Carlos (fabricante de equipamentos) com subvenção da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a PDT Pharma de Cravinhos (fabrica e comercializa medicamentos) que permitiu sob a coordenação do pesquisador professor Dr. Vanderlei Salvador Bagnato desenvolver equipamentos e medicamentos nacionais. 
O projeto tem por objetivos nacionalizar equipamentos e medicação e treinar médicos colaboradores de todo o país. Depois do tratamento de 4 a 8 mil pacientes em quatro anos de financiamento os resultados serão apresentados para o Governo Federal que poderá incorporar a terapia fotodinâmica no SUS. 
Alexandre Macchetti, médico mastologista e diretor técnico do Hospital-Escola, ressalta que o convênio com o Instituto de Física da USP para levar a nova terapia para a rede pública foi intermediado pela Secretaria de Saúde de São Carlos. Numa primeira etapa foi realizado o treinamento de médicos e enfermeiros, o próximo passo será estabelecer como será formalizada a rotina de atendimento aos pacientes. 
Os médicos da rede encaminharão os pacientes para avaliação do dermatologista que depois de biópsia encaminham para o tratamento com a nova terapia no CEME ou Hospital-Escola. 
Se a nova terapia for incorporada aos procedimentos do SUS, segundo Macchetti, vai evitar muitas cirurgias que hoje são necessárias porque não havia a opção do tratamento com a terapia fotodinâmica que é “menos agressiva, não invasiva, de custo zero para o paciente e de baixo custo para o SUS e com boa efetividade de cura”, salienta. 
O médico dermatologista do CEME, Douglas Pierri, lembra que no Brasil são registrados anualmente cerca de 150 mil casos de câncer de pele relacionados principalmente a falta de proteção com a exposição solar. Sobre a nova terapia também destacou que o procedimento “além de gratuito tem porcentagem de cura de mais de 90%, e o câncer é eliminado sem procedimento cirúrgico, sem deformidade ou cicatriz”. 

Fotos: Manoel Virginio/PMSC
Fonte: http://www.saocarlosoficial.com.br

Dia do Basta!

Vá para o link abaixo, copie e cole na sua barra de busca da internet e veja como participar em sua cidade.

Exerça sua cidadania em pról de um mundo melhor!

http://www.facebook.com/diadobasta



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Acupuntura é alternativa para cirurgia de artrose no joelho

Osteoartrite
Pesquisadores da Clínica St. Albans (Reino Unido) constataram que a acupuntura é uma alternativa eficaz às cirurgias para tratamento da artrose ou osteoartrite do joelho.
A artrose, ou osteoartrite, do joelho é uma doença degenerativa das articulações, muito debilitante, que acomete sobretudo idosos.
A cirurgia funciona bem, mas não é recomendável para todos os pacientes, além do que uma porcentagem significativa daqueles que passam pela cirurgia continua sofrendo dores anos após o procedimento.
Tratamento alternativo voluntário
Em um oferecimento totalmente voluntário, os pesquisadores relatam que 90 dentre 114 pacientes aceitaram o tratamento de acupuntura para combater as dores no joelho.
A idade média dos pacientes era de 71 anos, todos apresentando sintomas severos, como dor forte e incapacidade para andar longas distâncias, e todos elegíveis para a cirurgia.
Nesse grupo, 50 afirmaram estar preparados para a cirurgia, 29 não queriam a cirurgia e quatro disseram que só iriam para a cirurgia em último caso.
O tratamento alternativo consistiu em uma sessão de acupuntura por semana no primeiro mês, reduzida para uma sessão a cada seis semanas nos meses subsequentes.
Acupuntura para artrose
Depois de um ano, 41 dos pacientes continuavam frequentando as sessões, e 31 continuavam assíduos ao final do estudo, dois anos depois.
Mas, logo ao final do primeiro mês, os resultados mostraram "melhorias clinicamente significativas nos níveis de dor, flexibilidade e capacidade funcional", relata o estudo, publicado no British Medical Journal.
Além de evitar os riscos da cirurgia, mais elevados sobretudo pela maior idade dos pacientes, os pesquisadores ressaltam a economia de custos para o sistema de saúde, evitando-se uma cirurgia cara, substituída por um procedimento já regulamentado e muito barato.
No Brasil, a espera na fila do SUS para uma cirurgia para artrose no joelho pode levar vários anos - o tratamento de acupuntura produziu resultados em um mês.

fonte: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=acupuntura-para-artrose-joelho&id=8087

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Novas Linhas Namastê

A Namastê Confecções Moda Branca tem uma novidade, agora além das tradicionais vestimentas para os profissionais da Saúde, oferecemos também uma linha de Blazers e Camisetes em diversas tonalidades para a Uniformização do pessoal de Atendimento e Administração. Oferecemos ainda, para as Instituições Hospitalares, Pijamas e Campos Cirúrgicos. Despachamos para todo o Brasil via Transportadora Braspress ou Correios. Nos contate pelos nossos canais de atendimento dispostos abaixo, que teremos o maior prazer em prontamente lhes atender!

Canais de Atendimento:
contatonamaste@hotmail.com
www.namasteconfeccoes.com.br

Skype: contatonamaste
Fone: 19 3493-2496 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Tendinite

Tendinite
Geralmente é causada devido ao uso excessivo dos tendões e ocorre principalmente em trabalhadores (utilização de computadores, atividades com movimentos repetidos, etc) e em atletas não profissionais. Alguns medicamentos podem causar tendinite, veja a lista abaixo em: Causas da Tendinite.
As maiores queixas são de dores crônicas, mas existem as dores agudas.
O diagnóstico pode ser feito através do histórico do paciente, exame clínico, raio- x , ressonância magnética  e ultra-sonografia.
A diminuição de atividade na área afetada ou até mesmo a imobilização são etapas essências do tratamento.
O tratamento medicamentoso geralmente é feito por antiinflamatórios não esteroidais (AINES) como aspirina, ibuprofeno, naproxeno e diclofenaco;  na fase aguda da dor, assim como compressas frias. Em casos mais graves podem ser usados glicocorticóides e seções de fisioterapia.
A acupuntura, fortalecimento, alongamento, massagens localizadas entre outros podem ser usados como tratamentos não medicamentosos muito eficientes.
Existem algumas dicas para prevenir a tendinite: sempre aquece antes de realizar algum exercício, beba bastante água, evite movimentos repetitivos, caso não seja possível, faça pausas de uma em uma hora para alongar; mantenha uma boa postura em frente ao computador (mãos retas e tela na altura dos olhos), o uso de produtos ortopédicos, e em casos de dor, procure o médico.

Causas da tendinite
A tendinite ocorre principalmente em trabalhadores e atletas não profissionais, suas principais causas da tendinite são:
- Uso excessivo dos tendões
- Um esforço intenso, após a falta de exercício físico (ex: uma pessoa que está sem treinar retoma de maneira brusca os exercícios e se machuca)
- A desidratação e a alimentação incorreta.
- Movimentos repetitivos de tensão brusca, como no caso de atletas
- Um movimento em falso
- Uma má postura na articulação
- O uso de calçados muito planos (sem nenhum salto)
- A tomada de determinados medicamentos ([fluoroquinolona], uma classe de antibióticos que pode provocar problemas na região dos tendões, principalmente no tendão de Aquiles). Observação: se você constatar que está com tendinite após ter tomado um antibiótico, você deve consultar um médico para que este autorize a interrupção do tratamento.
Medicamentos, além de antibióticos, que podem estar relacionados com a tendinite, estão listados abaixo, para cada um houve pelo menos um caso confirmado.
- Amilodipina (tendão de Aquiles)
- Estatina. Das tendinites causadas por estatinas a atorvatatina (37%) é a principal causado, seguda da sinvastatina (31%), pravastatina (22%), fluvastatina(5%) e rosuvastatina (5%).
- Clopidogrel
- Gemifloxaxina
- Isotretinoína (tendão de Aquiles)
- Levofloxacino
- Moxifloxacino
- Norfloxacino 
- Orfloxacino
fontes: 
http://www.dortlerdobrasil.com.br/artigos/item/103-tendinite.html
http://www.criasaude.com.br/N2835/doencas/tendinite/causas-tendinite.html

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sede de Vendas

Para serem eficazes, os vendedores devem conhecer todos os detalhes envolvidos na prática de suas atividades e, acima de tudo, a natureza dos clientes que irão atender. Atender com a certeza da excelência. Isso mesmo, excelência em serviços. Esta é a base segura do objetivo de atender o cliente. Entendendo isso e procedendo da forma correta, conquistamos sua confiança e chegamos à venda.
Confiança é o elemento mais importante na construção de relacionamentos de longo prazo entre equipes de venda e clientes, tal como entre fornecedores e empresas. É simples: se achamos que alguém ou algo não é bom para nós, simplesmente evitamos.
Muitos vendedores simplesmente se concentram na venda e não tentam conquistar a confiança de seus clientes, construir relacionamentos ou simplesmente ter a empatia de realizar negócios a partir do ponto de vista dos clientes. O interesse sincero em servir é o sentimento que os verdadeiros Campeões de Venda já descobriram ter.
Além de se importar com o Cliente, o Vendedor Campeão tem Sede de vendas. Ou seja, o sentimento de Sociabilidade, a chama do Entusiasmo, a motivação da Determinação e a habilidade da Empatia.
A Sociabilidade se manifesta pelo “gostar de gente”, pelo prazer de conhecer novas pessoas, de ter curiosidade e paciência com as suas diferenças, ao invés de incomodar-se com isso. A verdade é que às vezes encontramos Vendedores que evitam o diálogo com Clientes, não têm paciência com Clientes Indecisos ou pior, consideram-nos um detalhe amargo de suas carreiras. Que incoerência, não é?
A chama do Entusiasmo nos Campeões de Venda manifesta-se pelo prazer que sente em exercer a profissão que escolheu e não simplesmente aquela que apareceu como oportunidade. Infelizmente não é difícil encontrar Vendedores que parecem infelizes e desmotivados – por vezes irritados – por estarem nesta profissão, naquela empresa e/ou com aquelas pessoas.
A Determinação simplesmente irá separar aqueles que participam, daqueles que competem. Irá ainda determinar entre os competidores, aqueles que realmente podem ser vencedores. O Campeão de Vendas não desiste perante suas dificuldades ou derrotas. Ao contrário: entende que dificuldades fazem parte do negócio e, por isso, buscam motivação. Sabem também que só está pronto para ganhar, aquele que entende que pode perder.
A Empatia vem da habilidade de se colocar na posição de cliente. É uma evolução do conceito de Foco no Cliente para Foco DO Cliente. Não significa simplesmente fazer as vontades do Cliente, pois é possível satisfazê-lo com atenção, honestidade, ética e eficiência. Por vezes, os Clientes mais difíceis querem simplesmente isso: alguém que os entenda e que se importe com eles.
Portanto, aquele profissional de vendas ou empresa que pretende buscar o pleno sucesso deve entender o porquê de atender bem para vender melhor. Deve construir o sucesso através de relacionamentos baseados na confiança, mais do que simplesmente buscar lucros em vendas únicas e inconsistentes.
Os Campeões têm Sede de Vendas, mas matam esta sede com muita preparação, informação, trabalho contínuo e honesto. Sabem que a resposta para o “por que atender e vender” está dentro deles mesmos.

Autor: Fernando Lucena é consultor e presidente do Grupo Friedman, empresa de consultoria e treinamento em Varejo.
Fonte: http://www.friedman.com.br

Dica Namastê:
O site http://ogerente.com.br é um excelente site de gestão para botar uma pilha nova em sua Organização. Recomendamos!

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Branco ou a cor Branca

A cor branca, ou simplesmente o branco, é a junção de todas as cores do espectro de cores. É definida como "a cor da luz", em cores-luz, ou como "a ausência de cor", em cores-pigmento. 

É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima.

O branco é a cor do fundo desta página. 

O Código hexadecimal (que define a quantidade para as cores) para a cor branca pura é #FFFFFF.

O dióxido de titânio é o composto utilizado como pigmento na indústria como corante para a cor Branca e sua aplicação vai desde tintas, esmalte e papel até em cerâmicas e produtos alimentares. Quase tudo que a indústria moderna utiliza para dar cor branca a algo, é quase certo que a base do pigmento branco é o dióxido de titânio. 

Curiosidade:
O prefixo grego para branco é Leuko, usado por exemplo em leucócito (glóbulos brancos do sangue).

Referências: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Branco